Olhar Brasileiro #8: Em suas canções, Cartola misturou morros, Mangueira, Rio e Brasil

Cantor e compositor carioca gravou seu primeiro disco somente em 1974, aos 65 anos de idade

Jornal da USP
Jornal da USP
Olhar Brasileiro #8: Em suas canções, Cartola misturou morros, Mangueira, Rio e Brasil
/

“Em canções que mesclaram os barracos, os morros, a Estação Primeira de Mangueira, o Rio de Janeiro e o Brasil, Cartola criou um ponto de encontro no cenário de nossa música graças à sua quase infinita inspiração”, disse o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 11 de julho de 2021, que apresentou o segundo de dois episódios sobre o cantor e compositor carioca Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980).

“O injustificado fato de Cartola só ter gravado seu primeiro álbum em 1974, aos 65 anos, acabou nos privando de um grande talento, pois Seu Angenor sabia nos dizer, em cada sílaba, a expressão do sentimento de muitos”, acrescentou Jubran.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.