Olhar Brasileiro #79: Programa homenageia quatro octogenários na Música Popular Brasileira

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Paulinho da Viola completam 80 anos em 2022, cada um inspirando novos compositores e intérpretes

 24/11/2022 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #79: Programa homenageia quatro octogenários na Música Popular Brasileira
/

“Quatro entre os mais importantes nomes em nossa música nasceram em 1942, o que vale dizer que se tornaram ‘oitentões’ no ano de 2022. Cada um deles, à sua maneira e estilo, foi responsável por uma substancial fatia de desenvolvimento para a cultura brasileira. E todos os quatro inspiraram novos compositores e novos intérpretes”, afirma o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

“Além de uma vasta obra, em 1999, Gilberto Gil foi nomeado ‘Artista pela Paz’, pela Unesco, e dois anos mais tarde, por estabelecer uma estreita relação entre a cultura erudita e a cultura popular, foi eleito para a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras”, informa Jubran. ”Também baiano, só que nascido no município do Recôncavo Baiano de Santo Amaro da Purificação, em 7 de agosto de 1942, Caetano Veloso é mais um octogenário que dá norte à música brasileira, tornando-a de qualidade. Com diferentes linguagens e discursos e sempre à frente de seu tempo, expressa em sua obra uma maneira mais verdadeira de compreender a vida.”

“Colocando em primeiro plano o poder da Terra e da própria cor, características impulsionadas pela arte ímpar em compor e transmitir pela força e singularidade de sua voz, Milton Nascimento inaugurou novos caminhos por meio de sua arte”, comenta Jubran. Por fim, diz sobre Paulinho da Viola: “Cronista de seu tempo, e dono de uma obra serena e sofisticada, sem jamais desfigurar as raízes do samba”.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 20 de novembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.