Olhar Brasileiro #78: A cantora Rosa Maria alternou sua trajetória musical com a de atriz

Seu primeiro álbum, “Uma Rosa com Bossa”, gravado em 1966, lhe rendeu o prêmio da crítica especializada como Cantora Revelação

 17/11/2022 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #78: A cantora Rosa Maria alternou sua trajetória musical com a de atriz
/

“Rosa Maria Colin nasceu na cidade mineira de Machado, no dia 27 de fevereiro de 1945. Sua carreira tem início em 1963, no programa Hoje é Dia de Brotos, comandado por Rossini Pinto, na Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Dois anos mais tarde, em 1965, Rosa Maria estreava em disco, participando de uma faixa do álbum de título S’imbora, de Wilson Simonal”, relembra o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro.

Segundo Jubran, Rosa Maria iniciou sua trajetória musical em1966, gravando seu primeiro álbum solo de título Uma Rosa Com Bossa, o que lhe valeu o prêmio da crítica especializada de Cantora Revelação do ano. Dois anos depois, informa, iniciou a carreira de atriz, participando da montagem brasileira da peça Hair.

De 1970 a 1980, Rosa Maria participou de vários eventos, tanto como atriz quanto como cantora. “No Brasil, além de estar presente em vários projetos musicais, cinematográficos e teatrais inaugura, na cidade de São Paulo, o Clube de Jazz Opus Dois Mil e Quatro, onde permanece por quatro anos sem interrupção. Rosa Maria também se apresentou no México, nos Estados Unidos e na Europa”, pontua.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 13 de novembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.