Olhar Brasileiro #76: O grupo paulistano Sambalanço Trio é destaque do programa

Criado em 1964, o trio é formado por César Camargo Mariano ao piano, Humberto Cláiber ao contrabaixo e Airto Moreira à bateria

 03/11/2022 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #76: O grupo paulistano Sambalanço Trio é destaque do programa
/

“O Sambalanço Trio foi um grupo formado na cidade de São Paulo, no ano de 1964, por César Camargo Mariano ao piano, Humberto Cláiber ao contrabaixo e Airto Moreira à bateria”, conta o pesquisador Omar Jubran, no podcast Olhar Brasileiro. Segundo Jubran, “entre 1965 e 1967, o Sambalanço Trio teve grande importância para o desenvolvimento do estilo bossa nova mesclado a elementos do jazz. Como num passe de mágica, César Camargo Mariano, Humberto Cláiber e Airto Moreira, roubaram a cena dentro do contexto da música instrumental brasileira”.

Apesar da curta existência do Sambalanço Trio, a produção do grupo foi intensa, pois em apenas dois anos, o grupo gravou cinco álbuns, lembra Jubran. E fala sobre o que aconteceu depois da dissolução do trio em 1967: “César Camargo Mariano trilhou sua carreira musical, tornando-se um dos maiores arranjadores e produtores do Brasil, com reconhecimento no exterior; Humberto Cláiber, mudou seu nome artístico para Cláiber de Souza e, apesar de ser considerado um dos melhores contrabaixistas, desde a década de 1980, dedica-se à execução da gaita, aliás, uma antiga paixão; e Airto Moreira casou-se com a cantora Flora Purim e foi para os Estados Unidos onde foi consagrado com um dos maiores multi-instrumentistas do mundo”.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 30 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.