Olhar Brasileiro #75: As canções do instrumentista, arranjador, compositor, cantor e produtor musical Dori Caymmi

Filho de Dorival Caymmi, o músico carioca além de compor suas músicas, emprestava a voz para cantar as composições de grandes nomes de música brasileira

 27/10/2022 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #75: As canções do instrumentista, arranjador, compositor, cantor e produtor musical Dori Caymmi
/

“Dorival Tostes Caymmi, ou artisticamente Dori Caymmi nasceu na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 26 de agosto de 1943, no bairro do Andaraí. Filho do compositor baiano Dorival Caymmi e da cantora mineira Adelaide Tostes Caymmi, conhecida no Rádio como Stella Maris, é irmão da cantora Nana Caymmi e do compositor, cantor e flautista Danilo Caymmi”, conta o pesquisador Omar Jubran, no podcast Olhar Brasileiro.

Jubran fala também da admiração de Dori Caymmi por seu pai, contando que em 1991, ele gravou, de sua autoria, a canção Para Meu Pai. Ainda, em relação à admiração de Dori por Dorival Caymmi, diz, “uma das mais representativas homenagens feitas a ele, se resume no álbum Tome Conta de Meu Filho, Que Eu Também Já Fui do Mar. “Nesse álbum, Dori Caymmi utiliza apenas sua voz e seu violão para interpretar algumas pérolas compostas pelo pai”, informa Jubran.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 23 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.