Olhar Brasileiro #72: Uma visão da nossa política através da Música Popular Brasileira

Programa relembra através de canções fatos importantes da trajetória política do País, desde o início do século 20 até meados da década de 1950

 06/10/2022 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #72: Uma visão da nossa política através da Música Popular Brasileira
/

“Num momento em que vivemos uma fervilhante conjuntura política, vamos apresentar algumas composições de nosso cancioneiro, que foram inspiradas em importantes períodos da trajetória política do País. Mas não a dos dias de hoje”, diz o pesquisador Omar Jubran, no podcast Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz). E acrescenta: “O que vamos fazer é uma viagem pela nossa política do início do século 20 até meados da década de 1950; viagem esta, ilustrada pela nossa música popular brasileira”.

O programa se inicia relembrando que depois da proclamação da República, o primeiro presidente do Brasil foi o Marechal Deodoro da Fonseca, sucedido por Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Campos Sales, Rodrigues Alves, Afonso Pena e Nilo Peçanha.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 2 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.