Olhar Brasileiro #70: Programa traz parcerias entre João Bosco e Aldir Blanc

Algumas das obras-primas da MPB foram criadas pelo engenheiro civil e violonista junto do psiquiatra e escritor

Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro #70: Programa traz parcerias entre João Bosco e Aldir Blanc
/

O pesquisador Omar Jubran começa o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), informando que algumas obras-primas da MPB foram escritas pelo engenheiro civil, cantor, compositor e violonista João Bosco, juntamente do saudoso médico psiquiatra e escritor Aldir Blanc, considerado um dos mais importantes entre nossos letristas.

“Foi do cantor e compositor Sérgio Ricardo, juntamente com o cartunista Ziraldo, a sugestão para que o jornal semanal O Pasquim, no início da década de 1970, trouxesse encartado um disco compacto simples contendo duas canções inéditas. A ideia era que, um dos lados desse compacto fosse dedicado a um artista bastante conhecido e o outro, deixado para um artista-revelação”, conta Jubran, revelando que no primeiro número da publicação, “o compacto simples trazia de um lado ninguém menos que Tom Jobim, apresentando a recém-composta Águas de Março. E do outro lado desse disco, um desconhecido, à época quase engenheiro civil, de nome João Bosco, mostrando a primeira parceria dele feita com o já médico psiquiatra Aldir Blanc. A tal parceria trouxe como resultado a canção Agnus Sei”, apresentada no programa em uma releitura da cantora Andréa Montezuma.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 18 de setembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.