Olhar Brasileiro #69: Grandes intérpretes homenageiam Sinhô, o Rei do Samba

O compositor José Barbosa da Silva foi reconhecido como um dos mais importantes compositores da década de 1920

 15/09/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #69: Grandes intérpretes homenageiam Sinhô, o Rei do Samba
/

O programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado pelo pesquisador Omar Jubran, mostrou composições criadas por José Barbosa da Silva, que ficou conhecido como Sinhô, e se tornou um dos mais reconhecidos compositores da década de 1920,

“José Barbosa da Silva, o Sinhô, nasceu no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1888, quatro meses após a promulgação da Lei Áurea. Em sua época, Sinhô era apontado como controvertido, mulherengo e extremamente vaidoso. Na verdade, ele foi tido como um dos mais bem-humorados compositores brasileiros do início do século 20”, conta Jubran.

Ainda segundo Jubran, uma das denominações dadas a Sinhô ao longo de sua trajetória foi a de Rei do Samba. “Apesar dessa alcunha, em 1927 ele compõe sua mais terna canção, no estilo ‘toada sertaneja’. Na partitura original dessa criação Sinhô fez uma dedicatória à sua mãe, Rosa Maia e à sua companheira Nair S. Moreira. E a toada ganhou o título de Alegrias de Caboclo.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 11 de setembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.