Olhar Brasileiro #68: Programa mostra trajetória do violeiro, compositor e cantor Almir Sater

O trabalho do músico se caracteriza pelo experimentalismo,, refletindo uma mistura da música popular e erudita

 08/09/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #68: Programa mostra trajetória do violeiro, compositor e cantor Almir Sater
/

Almir Sater, “exímio violeiro e notável compositor”, como define o pesquisador Omar Jubran, tem sua trajetória retratada no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz).

Nascido em 14 de novembro de 1956, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, desde pequeno já tocava viola, como conta Jubran. Ainda criança, estudou piano, sanfona, banjo e violão. “O trabalho de Almir Sater, que se caracteriza pelo experimentalismo, reflete uma mistura traços populares e eruditos, despertando a atenção de públicos diversos”, comenta o pesquisador.

No programa são apresentadas composições do músico, abrindo com suas músicas criadas em parceria com Renato Teixeira, Tocando em frente, Um violeiro toca e Peão, além de sua interpretação de Estradeiro (composição sua com Paulo Klein).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 4 de setembro de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.