Olhar Brasileiro #67: Dorival Caymmi e suas composições sobre a boemia carioca

O poeta da boemia é tema do último programa de uma série de quatro, que abordou suas composições sobre a Bahia, o mar e as mulheres

 01/09/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #67: Dorival Caymmi e suas composições sobre a boemia carioca
/

“[…] Em abril de 1938, com 23 anos, Dorival Caymmi pega um “ita” – nome dado aos navios que transitavam entre o norte e o sul do Brasil – rumo à cidade maravilhosa”, como lembra o pesquisador Omar Jubran, no Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), encerrando a série de quatro programas sobre o músico, que abordaram os temas da Bahia, do mar e das mulheres.

“Nos anos 1940, o Rio de Janeiro convivia com uma Copacabana repleta de fascínio. Dorival Caymmi, aos poucos, passa a fazer parte da sociedade carioca. Sem nunca parar de compor, logo assimila as características da boemia e da sofisticação existente em sua nova roda de amigos. A temática, nesta fase, é bem diferente das composições praieiras. O que não significa o abandono deste tema, mas apenas uma adaptação aos novos estímulos que passou a receber”, conta Jubran.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 28 de agosto de 2022. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP .  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.