Olhar Brasileiro #61: “Revisitando Wilson Baptista” continua com mais composições do músico

Segunda parte do programa traz canções de um dos mais consagrados compositores de sua geração

 21/07/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/07/2022 as 9:41
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #61: “Revisitando Wilson Baptista” continua com mais composições do músico
/

No segundo programa, o Olhar Brasileiro da Rádio USP (93,7 MHz), que foi transmitido no dia 17 de julho de 2022, continua revisitando algumas criações do “genial Wilson Baptista, um dos mais férteis compositores de sua geração”, como conta o pesquisador Omar Jubran.

Segundo Jubran, “alguns compositores do passado são hoje identificados graças a alguns abnegados que cuidaram da memória de importantes nomes de nossa música. No entanto, quando Wilson Baptista morreu, em 1968, estava praticamente esquecido, e sua obra minimamente conhecida”.

Jubran ainda conta que felizmente, em 2013, chegava às prateleiras das livrarias a obra Wilson Baptista – O Samba Foi sua Glória, de Rodrigo Alzuguir, uma minuciosa biografia do compositor, “tanto assim, que a declaração do escritor Ruy Castro é absolutamente pertinente: ‘Rodrigo Alzuguir acertou no milhar e produziu uma obra que honra a biografia brasileira’”, se referindo à composição Acertei no Milhar, parceria Wilson Batista e Geraldo Pereira.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.