Olhar Brasileiro #57: Pery Ribeiro é um dos principais nomes da bossa nova

Rodeado por música, o cantor começou a gravar na década de 1950, ainda na época dos discos em 78 rotações

Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro #57: Pery Ribeiro é um dos principais nomes da bossa nova
/

“Filho da cantora Dalva de Oliveira e do compositor Herivelto Martins, quem pensa que Pery Ribeiro se tornou artista quando começou a cantar, engana-se. É que seu talento se revelou quando ele tinha – apenas – 3 anos de idade, como dublador. Enquanto sua mãe dublava Branca de Neve, no desenho de Walt Disney, Pery dava voz ao anão Dengoso”, informa o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), que foi transmitido no dia 19 de junho de 2022.

Ainda como lembra Jubran, Pery Ribeiro cresceu rodeado por música e começou a gravar, na década de 1950, ainda na época dos discos em 78 rotações. Uma curiosidade: “Pouca gente sabe, mas a primeira gravação da canção Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, foi de Pery Ribeiro”, diz Jubran que conta detalhes no programa.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.