Olhar Brasileiro #52: “Gianfrancesco Guarnieri também pode ser colocado como um significativo letrista”

Além de dramaturgo e ator, Guarnieri também compôs muitas das canções para suas peças, algumas em grandes parcerias

 19/05/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #52: “Gianfrancesco Guarnieri também pode ser colocado como um significativo letrista”
/

A afirmação é do pesquisador Omar Jubran, que apresentou no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 15 de maio de 2022, várias composições de Gianfrancesco Guarnieri, que além de dramaturgo e ator é também um grande letrista da música popular brasileira.

Segundo Jubran, “a faceta musical de Gianfrancesco Guarnieri surgiu com sua primeira peça, de título Eles Não Usam Black-Tie. A letra composta por ele recebeu música de Adoniran Barbosa no ano de 1958, quando a referida peça estava em cartaz no Teatro de Arena, em São Paulo”. O título da música era Nóis Não Usa os Bleque Tais.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.