Olhar Brasileiro #49: Alguns dos mais estruturados diálogos entre dois instrumentos

Os duetos instrumentais podem estabelecer uma linguagem própria, fazendo com que um instrumento seja extensão do outro

 28/04/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #49: Alguns dos mais estruturados diálogos entre dois instrumentos
/

“O dueto entre instrumentos musicais, instrumentos esses que possuem base harmônica e melódica, na maioria das vezes, limitam-se ao óbvio: um deles faz a melodia principal e o outro, se limita ao acompanhamento. No entanto, há casos em que a genialidade de cada um dos músicos ultrapassa esse conceito, estabelecendo uma linguagem própria, o que faz com que um instrumento seja a extensão do outro”, informa o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 24 de abril de 2022.

Entre os diálogos apresentados, estão o dueto das pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, ou o encontro da pianista Dudáh Lopes com o violão de sete cordas de Francisco Araújo.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.