Olhar Brasileiro #48: A trajetória do compositor, cantor e instrumentista Carlos Lyra

Nesta semana o programa traz a carreira de Carlos Lyra, que desde muito cedo ingressou na música

 21/04/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #48: A trajetória do compositor, cantor e instrumentista Carlos Lyra
/

“Em 1956, Carlos Lyra inicia sua carreira profissional como músico, tocando violão elétrico no conjunto do compositor e pianista Benê Nunes. A partir daí sua carreira de compositor deslanchou, tanto em criações individuais como em parcerias”, conta o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 17 de abril de 2022.

Jubran ainda fala da parceira do músico com Vinícius de Moraes: “Certo dia, de posse do número do telefone da casa de Vinícius, Carlos Lyra resolve arriscar um contato com o poeta. Pelo telefone, Lyra é convidado a ir à casa de Vinícius. No encontro, Vinícius pediu a Lyra que registrasse suas músicas em um pequeno gravador. Uma semana depois, Vinícius avisou que já estava tudo pronto: as melodias de Lyra já haviam ganhado versos. E a primeira parceria que fora registrada naquele pequeno gravador ganhou o título de Você e Eu”.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.