Olhar Brasileiro #45: Interpretações instrumentais do compositor e violonista Baden Powell

A prática e a convivência com grandes músicos lhe valeram boa parte de seu conhecimento musical

 31/03/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #45: Interpretações instrumentais do compositor e violonista Baden Powell
/

No programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP, que foi ao ar no dia 27 de março de 2022, o pesquisador Omar Jubran falou sobre a obra do grande compositor e violonista Baden Powell. Nascido em uma pequena cidade do Rio de Janeiro, ganhou o nome de Baden Powell em homenagem ao britânico fundador do escotismo e começou sua vida musical brincando com o violino do pai, sendo, mais tarde, presenteado com um violão”, comenta Jubran. “Apesar de canhoto, tocava o instrumento como destro”, revela.

Além das aulas com o violonista Jaime Florence, o “Meira”, Baden Powell estudou violão clássico pela Escola de Tárrega. “Mas, a rigor, a prática e a convivência com os melhores músicos lhe valeram boa parte de seu conhecimento musical”, afirma o pesquisador. Jubran ainda fala da parceria entre Baden Powell e Vinicius de Moraes: “Conta a lenda que, no início dos anos 1960, ambos se trancaram por três meses em um apartamento para compor uma série de canções que foram denominadas ‘afro-sambas’”.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.