Olhar Brasileiro #44: Grandes intérpretes revisitam as composições de Gonzaguinha

Entre os cantores estão Nana Caymmi, Maria Bethânia, Gal Costa e Daniel Gonzaga, filho do cantor e neto de Gonzagão

 24/03/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #44: Grandes intérpretes revisitam as composições de Gonzaguinha
/

“Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, nasceu em 22 de setembro de 1945, no Morro de São Carlos, no bairro do Estácio, na cidade do Rio de Janeiro. Gonzaguinha, filho do cantor, compositor, instrumentista e “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, o Gonzagão, perdeu sua mãe, Odaléia, quando tinha apenas 2 anos de idade (…) tal como seu pai, o velho Luiz “Lua” Gonzaga, Gonzaguinha herdou um enorme talento para a música”, conta o pesquisador Omar Jubran, no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), que foi transmitido no dia 20 de março de 2022.

O início de sua carreira artística se deu em finais da década de 1960, quando começa a participar de festivais de música popular brasileira. Em 1969, junto de Ivan Lins, Aldir Blanc e César Costa Filho, entre outros, Gonzaguinha participa da fundação do MAU (Movimento Artístico Universitário) e em meados da década de 1970, mesmo obtendo relativo sucesso e boa aceitação por parte do público e da crítica, Gonzaguinha se mantinha fiel à sua obra politicamente engajada, como lembra Jubran. No programa são revisitadas algumas composições de sua autoria através da voz de grandes intérpretes, como Nana Caymmi (Palavras), Gal Costa (De Volta ao Começo), Maria Bethânia (Explode Coração) e o cantor e compositor Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e neto de Gonzagão, interpretando Diga lá, Coração e Gás Neon.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.