Olhar Brasileiro #36: Tom Jobim, “trazendo-nos uma interpretação melódica da vida”

Disse o poeta Carlos Drummond de Andrade; programa focaliza o compositor como autor de música e letra

 27/01/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #36: Tom Jobim, “trazendo-nos uma interpretação melódica da vida”
/

O Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 23 de janeiro de 2022, apresentou o terceiro de quatro programas “que focalizam Antonio Carlos Jobim como compositor sem seus famosos parceiros, ou seja, autor solo, de música e de letra”, como explica o pesquisador Omar Jubran.

“Quando tinha 35 anos de idade, mais exatamente no mês de novembro de 1962, Tom Jobim integrou a turma da bossa nova que foi se apresentar no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Apesar da desorganização do show, Tom, juntamente com outros participantes, passou a ser mais um hóspede naquela cidade norte-americana. E foi por essa época, que Jobim gravou seu primeiro disco americano, fazendo com que o Tio Sam conhecesse – ainda mais – a nossa batucada. Também fez parte de alguns álbuns primorosos, com as participações de Stan Getz, Luís Bonfá, João Gilberto e Astrud Gilberto, entre outros”, conta Jubran na abertura do programa.

Jubran ainda relembra as primeiras incursões de Tom Jobim e seu avô – quando morava no bairro de Copacabana – pelas matas que à época circundavam a cidade: “Aos poucos, foi aprendendo a direção dos ventos, o caminho das águas, os nomes dos bichos e os nomes das plantas. “Certa vez escreveu o poeta Carlos Drummond de Andrade sobre Tom Jobim: ‘Tom Jobim, deputado eleito pelos sabiás, canários e curiós para falar, não aos povos da Zona Sul, mas a toda criatura capaz de ouvir e de entender pássaros, trazendo-nos uma interpretação melódica da vida’”.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.