Olhar Brasileiro #35: Programa apresenta Tom Jobim como autor de música e letra

No segundo podcast da série, são apresentadas canções emblemáticas, como “Águas de Março” ou o samba “Oficina”

 20/01/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #35: Programa apresenta Tom Jobim como autor de música e letra
/

No segundo de uma série de quatro programas, Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), presta homenagem ao melodista e letrista Tom Jobim. “Nascido em 25 de janeiro de 1927 no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim mudou-se ainda pequeno para um areal pouco habitado na Zona Sul da cidade, conhecido por Ipanema. Passou lá os primeiros anos da infância e transferiu-se em seguida para Copacabana. No início dos anos 1950 entrou de cabeça nos estudos de harmonia e orquestração. Seu exercício era decorar os arranjos de Glenn Miller nos discos setenta e oito rotações que colecionava. Passou a ter aulas com os maestros Léo Peracchi e Tomás Terán. (…) Nos anos 1960, além de compor com respeitáveis parceiros, também criava suas canções individuais, em termos de música e letra”, conta o pesquisador Omar Jubran, no programa transmitido no dia 16 de janeiro de 2022.

Segundo Jubran, “uma das composições individuais mais representativas da carreira de Tom Jobim, sem dúvida foi Águas de Março, que ele criou no ano de 1972, no sítio da família, em Poço Fundo, na cidade do Rio de Janeiro. A propriedade estava passando por uma pequena reforma. Chovia muito, e a estradinha que levava ao sítio estava enlameada”. Além desta música, o programa apresenta Oficina, “um samba que, no mínimo, é bem pouco conhecido, apesar de curioso e original, ante a maioria das criações de Tom Jobim”.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.