Olhar Brasileiro #34: Tom Jobim é um dos maiores nomes da música brasileira do século 20  

Esse é o primeiro de quatro programas que vão destacar o músico em versos e melodias, apresentando suas muitas parcerias

Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro
Olhar Brasileiro #34: Tom Jobim é um dos maiores nomes da música brasileira do século 20  
/

“Se estivesse vivo, no dia 25 de janeiro, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim estaria completando 95 anos. Lamentavelmente, ele nos deixou no dia 8 de dezembro de 1994. Tom Jobim é um dos nomes que melhor representam a música brasileira na segunda metade do século 20. Nem seria necessário dizer que seu nome é uma unanimidade quando se pensa em qualidade e sofisticação musical”, afirma o pesquisador Omar Jubran, no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 9 de janeiro de 2022.

Segundo Jubran, a lista de parceiros de Tom Jobim é surpreendentemente vasta e, por isso, “sem querer desfazer de nenhum de seus parceiros”, seus versos e melodias individuais serão apresentados neste e nos próximos três programas: “Os três primeiros serão dedicados às canções e, o último da série, às composições exclusivamente instrumentais”.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.