Olhar Brasileiro #33: Luiz Eça é considerado o mais completo pianista da música popular

Desde cedo estabeleceu uma relação de amor com o piano e fez parcerias com grandes músicos nacionais e internacionais

 06/01/2022 - Publicado há 2 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #33: Luiz Eça é considerado o mais completo pianista da música popular
/

No primeiro programa do ano, Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 2 de janeiro de 2022, prestou homenagem ao pianista, arranjador e compositor carioca Luiz Eça (1936-1992). “Descendente do escritor português Eça de Queirós, Luiz Eça, que a rigor teve uma formação de músico erudito, aplicou todo esse conhecimento clássico na música popular. Durante sua carreira, sempre foi muito requisitado, não só para gravar com artistas famosos, como para apresentações em casas noturnas do Rio e de São Paulo. Para muitos estudiosos, Luiz Eça é considerado o mais completo pianista de música popular que já tivemos”, conta o pesquisador Omar Jubran.

Segundo Jubran, “Luiz Eça, carinhosamente chamado de Luizinho Eça pelos amigos, estabeleceu uma relação de amor com o piano já aos 5 anos de idade”. Iniciou sua carreira como pianista nos anos 1950, e “além de acompanhar vários intérpretes, associou-se a músicos de peso em suas apresentações ou em registros fonográficos”. Um exemplo, como cita Jubran, é que em 2004 o pianista, arranjador e compositor francês Michel Legrand gravou no Brasil o álbum Michel Legrand – Luiz Eça, no qual, ao lado de grandes músicos brasileiros, também interpreta obras da autoria de Luiz Eça.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.