Olhar Brasileiro #31: Programa apresenta as raras parcerias de Dorival Caymmi

O compositor baiano possui mais de uma centena de composições, mas poucas são aquelas assinadas por um coautor

Jornal da USP
Jornal da USP
Olhar Brasileiro #31: Programa apresenta as raras parcerias de Dorival Caymmi
/

O programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 19 de dezembro de 2021, foi dedicado às raras parcerias de Dorival Caymmi que, com seu violão, descreveu ambientes, paisagem e pessoas, como comenta o pesquisador Omar Jubran. “Analisando a musicografia do compositor baiano, pouco mais de uma dezena de compositores ganharam o privilégio de dividir com Caymmi a criação de uma canção”, informa Jubran.

Entre as parcerias, estão o poeta Manuel Bandeira, autor de Balada do Rei das Sereias, que ganhou melodia de Caymmi, ou ainda o escritor Jorge Amado que, além de conterrâneo e compadre de Dorival Caymmi, também foi seu parceiro em algumas criações. Há também muitos outros nomes, como o filho Danilo Caymmi e Carlos Guinle.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.