Olhar Brasileiro #16: Carmen Miranda foi a primeira artista multimídia do Brasil

Cantora sabia transitar com desenvoltura pelo que, mais tarde, viria a se tornar a chamada indústria cultural

 09/09/2021 - Publicado há 3 anos
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #16: Carmen Miranda foi a primeira artista multimídia do Brasil
/

Carmen Miranda foi a primeira artista multimídia do Brasil. Talentosa, ela não só cantava, dançava e atuava, mas sabia, intuitivamente, transitar com desenvoltura pelo que, mais tarde, viria a se tornar a denominada indústria cultural.

Foi o que disse o pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 5 de setembro de 2021, todo dedicado à “Pequena Notável”.

Nascida em 9 de fevereiro de 1909 na freguesia de Marco de Canavezes, na província de Beira-Alta, em Portugal, Carmen Miranda tinha 10 meses de idade quando chegou com a família para morar no Rio de Janeiro. “Criada na Lapa carioca, onde assimilou a estética, a linguagem e as novas sonoridades do lugar e da época, criou uma personagem que seria um marco do século 20”, acrescentou Jubran. Carmen Miranda morreu de enfarte em 5 de agosto de 1955, em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 46 anos.

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado na forma de podcast no Jornal da USP e nas principais plataformas digitais agregadoras de podcasts. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.