Olhar Brasileiro #128: O choro, ou chorinho como é popularmente conhecido, atravessou fronteiras

Programa encerra uma série de quatro sobre esse gênero tipicamente brasileiro, que tem como habitat natural as famosas “rodas de choro”

 30/11/2023 - Publicado há 8 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #128: O choro, ou chorinho como é popularmente conhecido, atravessou fronteiras
/

O podcast Olhar Brasileiro apresenta o quarto e último programa dedicado ao choro. Segundo o pesquisador Omar Jubran, os historiadores da Música Brasileira geralmente concordam que os primeiros grupos de choro apareceram por volta de 1870.” As interpretações diferenciadas dos gêneros estrangeiros da época – como a polca, a valsa, o xote e a quadrilha – fizeram nascer um jeito “brasileiro” de tocar. O choro do século 19 surgiu para frasear, ou seja, executar – de maneira diferente – os gêneros europeus. Vale dizer, contudo, que a influência europeia era clara; mas não a única. O lundu, ritmo de origem africana, também exerceu grande influência no gênero choro”, conta o pesquisador. 

Como afirma Jubran, o choro é um gênero musical especificamente instrumental, embora, vez por outra, algum compositor coloque letra na música fazendo dela um sucesso popular mesmo entre os não instrumentistas. “Com ou sem letra, o importante é que o choro pode ser ouvido no palco de um teatro, numa casa noturna, ou até mesmo entre as mesas de um bar. Contudo, o seu habitat natural, que traduz a forma mais saborosa de ser escutado, é a denominada ‘Roda de Choro’, informal e repleta de surpresas”, destaca. 

Nas décadas de 1950 e 1960, o choro perdeu grande parte de sua popularidade por vários motivos, diz Jubran explicando que dois desses motivos são atribuídos ao surgimento da Bossa Nova e a grande avalanche da música estrangeira adentrando no Brasil. “Hoje, felizmente, aprende-se o choro nas oficinas musicais, nos conservatórios, e até nas universidades. Há também, um volume enorme de publicações que descortinam o universo do choro, possibilitando uma maior compreensão da importância desse gênero na cultura brasileira”.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 26 de novembro de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.