Olhar Brasileiro #103: O sabiá como fonte inspiradora na Canção Brasileira

Os pássaros, muitas vezes, inspiram compositores, tanto eruditos, quanto populares, entre eles Caetano Veloso, Pixinguinha e Paulo César Pinheiro

 08/06/2023 - Publicado há 1 ano
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #103: O sabiá como fonte inspiradora na Canção Brasileira
/

“Os pássaros, muitas vezes, inspiram compositores, tanto eruditos, quanto populares. E na canção brasileira, entre tantas variedades, o sabiá é o pássaro que mais aparece como fonte inspiradora”, revela o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro

Segundo Jubran, existe uma lenda indígena que fala que quando uma criança ouve o canto do sabiá durante a madrugada, e no início da primavera, ela será abençoada com muita paz, amor e felicidade. “Seguindo-se a lenda ou não, o canto do sabiá, é muito apreciado pelos amantes de pássaros, muitas vezes comparado à melodia emitida por uma flauta”, completa. 

Entre as músicas do programa, estão Sou Seu Sabiá, composição e interpretação de Caetano Veloso; Canta, Sabiá, de Moacyr Luz e Sereno, com o próprio Moacyr e Grupo Samba do Trabalhador; e Meu Sabiá, de Pixinguinha e Paulo César Pinheiro, com Marcelo Vianna.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 4 de junho de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.