O quarto e último programa em homenagem a Noel Rosa, traz composições suas em interpretações instrumentais no podcast Olhar Brasileiro. Segundo o pesquisador Omar Jubran, “Noel Rosa,o compositor de Vila Isabel, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, sempre foi motivo de polêmica entre os pesquisadores de nossa música popular, em relação a ser ou não um bom melodista”.
Jubran informa que “alguns argumentos que, de fato, Noel não era tão bom em fazer melodias, quanto fazia letras. Para eles, Noel era mais poeta do que músico. Outros defendem a tese de que o compositor, por estar em contato com nomes do peso, como os de Vadico, Ary Barroso, Lamartine Babo, Cartola, Hervê Cordovil, entre outros, não precisava se esforçar, já que suas letras se encaixavam muito bem nas melodias destes e de outros compositores não citados”.
“Na verdade, polêmicas à parte, a importância de Noel Rosa está no fato de que ele ampliou os limites da música popular do nosso país, não só com seus parceiros; mas, também, individualmente, compondo letra e também música, por sinal, algumas, da melhor qualidade”, afirma Jubran. E continua, explicando que é por isso que este quarto programa em homenagem ao compositor, vai salientar a existência de um Noel Rosa compositor de músicas e não, de um Noel Rosa poeta.
Ouça o podcast nos links acima.
Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 28 de maio de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.
As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.