Olhar Brasileiro #101: Programa traz composições parcerias de Noel Rosa com grandes compositores

O terceiro de uma série de quatro programas focaliza o compositor carioca e traz suas parcerias, especialmente com Vadico 

 25/05/2023 - Publicado há 11 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #101: Programa traz composições parcerias de Noel Rosa com grandes compositores
/

“Enquanto Noel Rosa nascia no dia 11 de dezembro de 1910, no bairro de Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro, seis meses antes, ou mais exatamente no dia 24 de junho do mesmo ano de 1910, nascia no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, Osvaldo de Almeida Gogliano, que mais tarde seria conhecido por Vadico, que desde muito cedo, enquanto arriscava suas primeiras composições, aperfeiçoava seus estudos de piano”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro, que no terceiro de uma série de quatro programas focaliza as parceiras de Noel Rosa com grandes compositores, especialmente Vadico. 

“No ano de 1931, Vadico vai para o Rio de Janeiro e, dois anos depois, por intermédio do maestro Eduardo Souto, é apresentado a Noel Rosa. Ouvindo uma das criações de Vadico, Noel aceitou a sugestão de Eduardo Souto para fazer uma letra. Dois dias depois, estava pronto o samba Feitio de Oração. Depois, vieram Feitiço da Vila e Mais Um Samba Popular”, diz Jubran. E continua citando outras composições que também estão no podcast: “no ano de 1935, mais dois sambas de Noel e Vadico iriam fazer parte das grandes composições do nosso cancioneiro. São eles, Só Pode Ser Você e Conversa de Botequim”.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 21 de maio de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.