Olhar Brasileiro #100: Programa traz composições individuais de Noel Rosa por grandes intérpretes

O segundo de uma série de quatro programas focaliza em maio o compositor carioca 

 18/05/2023 - Publicado há 11 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #100: Programa traz composições individuais de Noel Rosa por grandes intérpretes
/

“Noel Rosa mudou o destino da música popular brasileira. Foi ele que trouxe o samba dos morros para o asfalto. Foi ele, também, o grande responsável pela democratização do gênero musical mais popular de nosso país. Estes são apenas alguns tópicos referentes à importância deste gênio chamado Noel de Medeiros Rosa”, conta o pesquisador Omar Jubran no podcast Olhar Brasileiro

O segundo de uma série de quatro programas, reúne composições individuais de Noel Rosa por grandes intérpretes de música popular brasileira. Segundo Jubram ‘Noel Rosa foi um dos artistas mais conhecidos do Brasil na década de 1930. De lá pra cá, o número de intérpretes para suas composições se multiplica. Passaram-se décadas e Noel Rosa continuou recebendo novas e muito competentes interpretações, o que vem ratificar sua ininterrupta atualidade”.

Entre as músicas deste podcast, estão Com que Roupa, com interpretação de Zezé Motta, em gravação de 1996; Mulato Bamba, com Mário Reis, em registro de 1960; e Não Brinca Não, com Martinho da Vila na gravação de 2010.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 14 de maio de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.