O Sul em Cima: Programa destaca os trabalhos de Leandro Maia e Rogério Botter Maio

O cantor e compositor Leandro Maia está preparando seu novo trabalho e vamos mostrar algumas das músicas desse álbum; também selecionamos obras do grande baixista e compositor Rogério Botter Maio, artista com carreira internacional

12/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 14/03/2023 as 8:00
O Sul em Cima - USP
/

O cantor, violonista e compositor Leandro Maia  é Ph.D. em Música (Songwriting) pela Bath Spa University, mestre em Letras e licenciado em Música (UFRGS). É professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), junto aos Cursos de Bacharelado em Música e Especialização em Artes. Possui três discos autorais: Palavreio (2008), Mandinho (2012) e Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (2014). Recebeu o 1º Prémio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular, concedido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos e  Troféu Brasil-Sul de Música. Possui cinco Prêmios Açorianos de Música, um Troféu RBS Cultura e diversas indicações como compositor e Melhor Espetáculo. Em 2020, lançou o filme Paisagens, dirigido por Juliano Ambrosini e Nando Rossa.

Guaipeca é o single que abre a série de lançamentos do álbum Guaipeca: uma ilusão autobiográfica, quarto disco de Leandro Maia que terá um total de 12 músicas. Guaipeca é como se chama o cachorro vira-lata. Uma palavra de origem indígena, muito utilizada no sul do País para o “cachorro de rua”, “bicho solto”. Guaipeca é avatar, o alter ego, o duplo que Leandro Maia escolheu para contar a sua “ilusão autobiográfica”, que se desenvolve em três eixos narrativos interligados: o amor, o humor e a política (crítica social).

Rogério Botter Maio  é baixista, compositor, arranjador e produtor musical. Estudou música na Unicamp, na Hochschule Für Musik, em Graz, na Áustria e na Berklee College of Music em Boston.  Viveu 15 anos no exterior, atuando como músico. Em 1989 morou em Roma e, nessa ocasião, atuou como músico em O Poderoso Chefão III. Entre 1992 e 1997 viveu em Nova York, onde tocou com Paquito D’rivera, Lionel Hampton, Cláudio Roditi, Manfredo Fest e Leny Andrade. Gravou com Gerry Mulligan e Jane Duboc, Naná Vasconcelos, Nelson Ayres, entre outros.

Rogério Botter Maio lançou os álbuns  Crescendo (1996), Aprendiz (2000), Prazer da Espera (2006), Tudo por um Ocaso (gravado em 2008), Sobre o Silêncio (2012 – pré-indicado ao Prêmio Brasileiro de Música 2013) e Por um Triz, lançado em 2020, primeiro trabalho  dedicado exclusivamente a canções e que conta com vários convidados especiais.

O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.