Dona de uma voz inconfundível e extremamente afinada, Fátima Regina faz parte de um reduzido grupo de intérpretes da Música Popular Brasileira, que canta com emoção e criatividade. Vamos conhecer músicas dos álbuns Mãos de Afeto e Minha Praia é a Bossa e seguindo seu instinto de olhar com atenção as novas tendências, Fátima mergulhou em um novo universo musical, lançando em 2017, o CD Autoral “O Beijo, o Erro e o Toque” com músicas do jovem e talentoso cantor e compositor Pablo Martins.
“Nave em movimento”, o novo disco de Lucina, traz faixas compostas por ela e sua parceira Luhli. Heloísa Orosco Borges da Fonseca (1945 – 2018) – cantora, compositora e instrumentista carioca projetada nos anos 1970 como o nome artístico de Luli – faria 78 anos em 19/06/2023, data de lançamento do álbum Nave em movimento – A música artesanal de Luli & Lucina. Nessa data, Luli – ou Luhli, como a artista passou a assinar a partir de 1996 – teve a obra e a musicalidade reavivadas pela parceira de vida e música, Lúcia Helena Carvalho e Silva, cantora, compositora e multi-instrumentista mato-grossense batizada artisticamente como Lucelena na década de 1960 e como Lucinha de 1972 a 1982, mas conhecida atualmente como Lucina, que remexeu afetuosamente no vasto baú da dupla e, de um acervo de cerca de 800 composições, escolheu 11 músicas inéditas. Juntamente com outras duas músicas já registradas em disco, o cancioneiro inédito foi gravado por Lucina.
Vamos conhecer nessa edição de O Sul em Cima, o trabalho dessas duas grandes cantoras e compositoras.
O Sul em Cima
O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.