O Sul em Cima: Julie Wein e Marcos Jobim se destacam na nova cena musical brasileira

Programa apresenta  trabalhos recentes da cantora, atriz e doutora em neurociências Julie Wein e do compositor e cantor Marcos Jobim

 06/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 10/03/2023 as 9:51
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima - USP
O Sul em Cima: Julie Wein e Marcos Jobim se destacam na nova cena musical brasileira
/

Com um currículo longo nas artes e na ciência, Julie Wein se destaca na nova cena musical brasileira. Seja na pesquisa acadêmica ou frente ao microfone, a música é a sua matéria-prima. Julie Wein é cantora, compositora, atriz, instrumentista e doutora em neurociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nascida em um meio regado de estímulos artísticos – o pai violoncelista de orquestra (Romildo Weingartner) e a mãe coreógrafa (Rocio Infante), Julie canta desde pequena. O início da carreira profissional como cantora solo foi em 2015, quando estreou nos palcos de música do Rio de Janeiro com um show no TribOz, acompanhada do violonista Pedro Franco. Como atriz, estreou aos 15 anos como Anne Frank na peça ‘O Diário de Anne Frank’. Premiada como Melhor Intérprete de MPB pelo PPM. Duas vezes premiada pela Jornada Giulio Massarani e Graduada com Dignidade Acadêmica, também recebeu Menção Honrosa do Prêmio Juarez Aranha. Doutora em Neurociência da Música pela UFRJ e pós-doutora no Instituto D’Or.
O talento musical de Julie Wein vem colhendo elogios de diferentes áreas do mundo artístico. Para o maestro e compositor Edino Krieger, ‘Julie Wein segue a melhor tradição da música romântica brasileira. Tenho a impressão de que estamos assistindo ao nascimento de uma nova Dolores Duran. Eu espero que em breve ela esteja representando o melhor de nossa música popular aqui e no mundo’.
Projeto autoral, ‘Infinitos Encontros’ faz jus ao nome: fala de encontros e também é feito de encontros. Julie conta com a participação especial de Ed Motta e de músicos como Marcelo Caldi, Marco Lobo, Pedro Franco e Jorge Helder, com produção musical do violonista Victor Ribeiro.
Marcos Jobim é compositor, cantor e instrumentista, coautor do duo ‘Cruz & Jobim’ (parceria com Jean Cruz), com o qual lançou o álbum Desencontro e o EP Solidão, ambos de 2018. A partir desses  trabalhos, obteve espaço na mídia, através de publicações nos principais jornais do RS, inclusão na programação de rádios FM, TV e artigos em sites especializados. Em projeto solo, lançou uma série de singles e o EP Em Estúdio – Ao Vivo. O último lançamento foi o single ‘Sincretismo Abstrato’, uma parceria com o compositor Pedro Longes, que propõe uma estética de ruptura da forma convencional da canção.
O autor passeia por diversos gêneros e temáticas, sendo o existencialismo, a cosmologia e os afetos os principais objetos de seus versos. Marcos Jobim lançou em setembro de 2022, o álbum Ensaio Sobre a Vida e o Tempo que é um compilado de 8 canções autorais de Marcos Jobim que possuem a intenção de expor sutilmente reflexões e sensações sobre a transitoriedade dos afetos, que definem o movimento do tempo em vida. Cada canção é um universo em si, mas se propõe ao diálogo e à noção de unidade conceitual. A concepção da obra se deu a partir do fim do ano 2020, realizando-se em quase 2 anos de elaboração.
As sessões de gravações se dividiram entre o Estúdio da Pedra Redonda e Estúdio Suminsky com a coprodução e mixagem de Jean Cruz e a masterização de Wagner Lagemann.
A banda é formada por Marcos Jobim (voz, violão e guitarra), Ronaldo Pereira
(sax tenor e sax soprano). Ghadyego Carraro (contrabaixo acústico com arco),
Marcelo Vaz (piano/arranjos de Véu e de Ensaio Sobre A Vida e o Tempo),
Marcelo Pimentel (percussão), Lucas Fê (bateria) e Pablo Schinke (violoncelo).


O Sul em Cima

O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.