
O que a ancestralidade tem a nos dizer em nossa vivência atual? A questão é ponto de partida de “Quem Dirá”, primeiro álbum da multiartista Quel. Com participações de Laila Garin, Maíra Freitas e Coral Canta Piá, o trabalho combina a voz da jovem cantora com referências ancestrais e atuais de brasilidade, buscando arranjos percussivos, mesmo para os instrumentos harmônicos. Quel enxerga a música como uma ferramenta de transformação social.
Música, recolhimento, escuta atenta, porção de água de rio cuja superfície parece estar (ou está) imóvel: essa é a denominação de “Remanso”, novo álbum da cantora e compositora Ana Paula da Silva. Sétimo disco da artista, o primeiro solo, em voz e violão, o trabalho reforça o perfil da catarinense elogiada por ter voz potente e ser uma das mais promissoras do Brasil. Bisneta de negros e de caboclos, Ana Paula utiliza em seu repertório tambores entrelaçados a melodias que contemplam a ancestralidade.
No programa O Sul em Cima dessa edição, conheceremos um pouco a trajetória dessas talentosas artistas e as músicas dos álbuns “Quem Dirá” e “Remanso”.
O Sul em Cima
O Sul em Cima é transmitido aos domingos, às 15 horas, com reapresentação às quintas-feiras à 0h, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.
.