Diversidade em Ciência #17: Cineasta e terapeuta Eduardo Ataliba Benaim fala sobre o cinema como set terapêutico de homens em reconstrução

Benaim trabalha, através da Gestalt, homens que estão refletindo sobre sua masculinidade tóxica e, como cineasta, utiliza o cinema como processo terapêutico

Por
 01/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/11/2021 as 13:13
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência - USP
Diversidade em Ciência #17: Cineasta e terapeuta Eduardo Ataliba Benaim fala sobre o cinema como set terapêutico de homens em reconstrução
/

O professor Ricardo Alexino Ferreira entrevista Eduardo Ataliba Benaim, que é Gestalt-terapeuta, diretor, roteirista e documentarista de cinema e televisão e já assinou mais de 31 obras, sobre os diferentes aspectos da produção audiovisual e como o cinema pode ser utilizado em processos terapêuticos.

Benaim escreveu, como roteirista, obras bastante relevantes como a animação Tito e os pássaros e os filmes O Olho e a faca; Jogo das Decapitações; Quanto vale ou é por quilo?, dentre outros, e dirigiu o filme Saúde S.A..

Como terapeuta, é fundador do grupo Percorrendo Masculinidades, criado junto com Lucas Noura, que utiliza a Gestalt para trabalhar dinâmicas com homens que estão em reconstrução de suas masculinidades.


Diversidade em Ciência

O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes -USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é transmitido pela Rádio USP FM 93,7Mhz (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto) , e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.