Nanocompósito é eficiente para regeneração de fraturas em animais de grande porte

Em experimentos realizados na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), o nanocompósito à base de nanotubo de carbono, quitosana e hidroxiapatita (NNQH) apresentou biocompatibilidade com tecido ósseo animal

Por
 22/04/2021 - Publicado há 3 anos
Novos Cientistas - USP
Novos Cientistas - USP
Nanocompósito é eficiente para regeneração de fraturas em animais de grande porte
/

Na entrevista desta quinta-feira (22) dos Novos Cientistas, a médica veterinária Geissiani de Moraes, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, contou como vem sendo testado um nanocompósito à base de nanotubo de carbono, quitosana e hidroxiapatita (NNQH) para ser utilizado no tratamento de fraturas em grandes animais. O nanocompósito que está sendo testado em ovinos foi desenvolvido no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Nos experimentos realizados na FMVZ, os cientistas acompanharam o processo de regeneração óssea por meio de avaliações de imagem e histológicas, de ostectomias e osteossínteses experimentais realizadas em tíbias de ovinos, preenchidas ou não com nanocompósito à base nanotubo de carbono, quitosana e hidroxiapatita (NNQH), com e sem adição de células-tronco mesenquimais oriundas de medula óssea de ovino (CTMO).

Os testes que vêm sendo realizados por Geissiani fazem parte do seu projeto de pós-doutorado na FMVZ e mostram que o produto é uma alternativa para tratar animais de grande porte, equinos e ruminantes, como bovinos, ovinos e caprinos. “Os ovinos normalmente são usados em experimentos de laboratório”, disse a pesquisadora. Dentre os resultados, até o momento, observou-se que NNQH apresenta biocompatibilidade com tecido ósseo animal, já que não foram observadas alterações histológicas que denotem reações de corpo estranho.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.