Música no Cinema
Geraldo Azevedo de Amorim é compositor, cantor e violinista. Conhecido por sua grande contribuição à música nordestina, uniu em suas canções diversos ritmos como frevo, forró, maracatu e baião. Sua primeira composição foi Aquela rosa, em 1966, em parceria com Carlos Fernando. A canção foi a vencedora do Festival de Música Popular do Nordeste. Em 1977, lançou seu primeiro álbum, Geraldo Azevedo, e, em 1979, o segundo, Bicho de sete cabeças. A faixa-título, Bicho de 7 cabeças II, foi composta por ele em parceria com Renato Rocha e Zé Ramalho, e interpretada por Elba Ramalho.
A canção faz parte da trilha sonora do filme Bicho de sete cabeças, junto a outras canções compostas por Arnaldo Antunes.
O drama Bicho de sete cabeças, lançado em 2000, foi dirigido por Laís Bodanzky com roteiro de Luiz Bolognesi, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008), Canto dos malditos. O elenco é encabeçado por Rodrigo Santoro, em seu primeiro longa-metragem.
O longa conta a história de Neto (Rodrigo Santoro), que se envolve com drogas e se relaciona com pessoas que seus pais desaprovam.
Com o objetivo de solucionar o temperamento problemático do filho, o pai o interna em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento. Por meio da narrativa, os produtores criticam os abusos comumente cometidos em hospitais psiquiátricos, além das estruturas familiares.
Em novembro de 2015, o filme entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) (com informações da Wikipédia).
Ao som de Bicho de 7 cabeças II, Anna Carolina Lopes de Azevedo, estudante de Psicologia no Instituto de Psicologia da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Ela conta que, no momento em que a música adentra a cena, arrebata o espectador de forma profunda.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 2 e 3 de setembro de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi Mosaicos Culturais Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789. Apresentação e edição: Caroline Kellen .
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Ouça o que estudantes ouvem
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado