Mosaicos Culturais #158: Milton Nascimento e “Caçador de mim” como uma ode à autodescoberta

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir os versos “Preso a canções / Entregue a paixões”, que ecoavam nos fones de ouvido de Lorenzo, estudante de Jornalismo na USP

 06/12/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 09/12/2024 às 15:16
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #158: Milton Nascimento e "Caçador de mim" como uma ode à autodescoberta
/

Milton Nascimento, a voz atemporal da música brasileira, é reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos artistas da história. Dono de uma voz única frequentemente chamada de “voz de Deus”, sua carreira é marcada por sucessos inesquecíveis como Travessia e Maria, Maria, que o consagraram como um dos maiores ícones da música brasileira.

Nascido Milton Silva Campos do Nascimento, ele é cantor, compositor e multi-instrumentista. Seu interesse pela música surgiu na infância, influenciado por sua mãe, que estudou com Villa-Lobos. Aos quatro anos, ganhou uma sanfona de dois baixos e, desde cedo, explorou sua voz. Aos 13 anos, já se apresentava em bailes e, em 1962, gravou sua primeira música, Barulho de Trem. Saiba e ouça mais episódios do Mosaicos Culturais sobre Milton Nascimento aqui.

Capa do álbum Caçador de mim, de Milton Nascimento, 1981. Foto: Reprodução

O álbum “Caçador de mim”, 14º trabalho de estúdio de Milton Nascimento, consolidou-se como um marco na discografia do artista. Com a participação especial do conjunto de percussão Uakti e de integrantes da banda Roupa Nova em faixas como Cavaleiros do Céu e Nos Bailes da Vida, o disco apresenta uma sonoridade rica e diversificada (com informações da Wikipédia).

A faixa-título, uma composição de Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá, revela a busca por autoconhecimento e introspecção (com informações de Edgar Alonso Guerra no LinkedIn). A canção se tornou um hino para diversas gerações.

Ao som de Caçador de mim, Lorenzo Souza Daniel, estudante de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Lorenzo destacou a beleza da melodia. Para Lorenzo, uma música considerada boa deve possuir um conjunto de fatores relevantes para constituir a obra musical.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o que estudantes ouvem, transmitido nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Regina Lemmi
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.