Mosaicos Culturais #156: Julinho da Adelaide foi o alter ego de Chico Buarque para burlar a censura

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a canção Jorge Maravilha com criatividade e humor para escapar das restrições da época da ditadura, que ecoava nos fones de ouvido de Maria Antônia, estudante da USP

 04/12/2024 - Publicado há 1 mês
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #156: Julinho da Adelaide foi o alter ego de Chico Buarque para burlar a censura
/

Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque, é um ícone multifacetado: cantor, compositor, violonista, dramaturgo, escritor e ator. Considerado o maior artista vivo da música brasileira, sua discografia conta com aproximadamente oitenta obras, entre discos solo, parcerias e compactos. Filho de Sérgio Buarque de Hollanda, renomado historiador e jornalista, e primo distante de Aurélio Buarque de Hollanda, lexicógrafo e tradutor, Chico abandonou o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) para se dedicar integralmente à carreira artística.  Seus primeiros sucessos, Sonho de um Carnaval e Pedro Pedreiro, marcaram o início de uma trajetória brilhante. 

Ao longo de sua carreira, Chico Buarque foi agraciado com 11 troféus nas categorias de Melhor Canção em Língua Portuguesa, Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, Melhor Vídeo Musical em Formato Longo, Melhor Álbum de Cantor-Compositor e Álbum do Ano do Grammy Latino.

Capa do álbum O Banquete dos Mendigos, show de Jards Macalé,1979. Foto: Reprodução

Durante a ditadura militar, Chico Buarque se consolidou como um símbolo musical de resistência à censura. Entre as canções que marcaram essa luta está Jorge maravilha, gravada originalmente em 1973 atribuída ao heterônimo Julinho de Adelaide. Embora escrita como uma aparente canção de amor, a música supostamente faz referência ao general e presidente Ernesto Geisel, cuja filha, Amélia Lucy, havia declarado ser uma grande admiradora do cantor (com informações da Wikipédia).

O heterônimo Julinho da Adelaide foi uma estratégia criada por Chico Buarque para driblar as restrições impostas pela censura, especialmente após a proibição de sua peça Calabar. Sob esse pseudônimo, ele conseguiu lançar canções como Acorda Amor, Milagre Brasileiro e Jorge Maravilha, todas escapando do crivo dos censores.

Ao som de Jorge Maravilha, Maria Antônia Henicka de Souza, estudante de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, participou do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Maria Antônia refletiu sobre Jorge Maravilha. Para ela, a letra da canção é muito divertida, característica que se destaca ainda mais graças à entonação de Chico Buarque na interpretação.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o que estudantes ouvem, transmitido nos dias 2 e 3 de dezembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Regina Lemmi
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.