Mosaicos Culturais #153: Sophia Chablau leva emoção ao indie psicodélico

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a balada amorosa de ex-estudante da USP, que ecoava nos fones de ouvido de Alicia Matsuda, estudante de jornalismo na USP

 Publicado: 29/11/2024 às 15:18
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #153: Sophia Chablau leva emoção ao indie psicodélico
/

Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo é uma banda de indie rock e rock psicodélico formada por Sophia Chablau, Téo Serson, Theo Ceccato e Vicente Tassara. Desde 2019, o grupo vem conquistando espaço na cena musical brasileira, começando com a faixa, Idas e vindas do amor, que integrou a trilha sonora do filme Acqua movie (2019). 

O reconhecimento nacional veio com o álbum de estreia, Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo, lançado em 2021. O trabalho foi listado entre os melhores discos do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e rendendo à banda uma indicação ao prêmio de Artista Revelação.

Capa do álbum Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo, de Sophia Chablau e uma enorme perda de tempo, 2021. Foto: Reprodução

Entre as faixas do álbum, Fora do meu quarto se destaca. Composta por  Sophia Tagliaferri de Castro Sabino e Téo Serson, a canção é uma  balada de amor intimista que combina arranjos melódicos e um ritmo lento, criando um clima de introspecção (com informações da Rádio Rock). O disco foi produzido por Ana Frango Elétrico, referência no gênero, e reflete a sensibilidade e inovação que marcam a trajetória do grupo. Leia e ouça mais Mosaicos Culturais de Ana Frango Elétrico.

Ao som de Fora do meu quarto, Alicia Matsuda, estudante de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. “Essa canção desperta em mim uma nostalgia contagiante”, compartilha Alicia, que se emocionou ao relembrar o dia em que viu a banda tocar ao vivo. Ela descreve como a voz de Sophia Chablau evoca sentimentos contrastantes de felicidade e tristeza.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o que estudantes ouvem, transmitido nos dias 27 e 28 de novembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!

Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Regina Lemmi
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.