Mosaicos Culturais #134: O voo musical de Toninho Horta pelo “Céu de Brasília”

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a homenagem à capital brasileira, que ecoava nos fones de ouvido de Gregório Assagra, estudante de Sistemas de informação na USP

 01/11/2024 - Publicado há 1 mês
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #134: O voo musical de Toninho Horta pelo "Céu de Brasília"
/

Antônio Maurício Horta de Melo, mais conhecido como Toninho Horta, é compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista. Colaborou ao longo de sua carreira com grandes nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Elis Regina, Gal Costa, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Simone, Edu Lobo, Dominguinhos e Ney Matogrosso. Em 2012, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão (com informações da Wikipédia).

A música está no DNA de sua família: seu avô foi maestro e compositor, sua mãe tocava bandolim, seu pai era violonista, e seu irmão mais velho, Paulo, tornou-se contrabaixista profissional.

Com seu talento extraordinário, Toninho Horta tocou com lendas do jazz mundial, como Sergio Mendes, Gil Evans, Flora Purim, Astrud Gilberto, Naná Vasconcelos, Paquito De Rivera, Airto Moreira, Wayne Shorter, Eliane Elias, Herbie Hancock, Keith Jarrett, George Benson, Pat Metheny, Flavio Sala, entre outros.

Capa do álbum Terra dos Pássaros, de Toninho Horta, 1980. Foto: Reprodução

Céu de Brasília é uma de suas composições, feita em parceria com Fernando Brant. A canção que exalta a capital do Brasil e a vida cotidiana na cidade, já foi interpretada por diversos artistas brasileiros, como Simone, Carla Villar e Hamilton de Holanda. A versão gravada por Toninho foi lançada apenas em 1980.

A letra de Céu de Brasília mistura reflexões e metáforas sobre a liberdade, enquanto a melodia evoca um “voo” imaginário pela cidade. Inspirado por essa canção, Gregório Assagra, estudante de Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Gregório descreve a canção como um jazz fusion que aborda a convivência urbana. Para ele, uma boa música é aquela que reflete seus sentimentos do dia.

 

Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem, transmitido nos dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2024.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.