Mosaicos Culturais #119: O arranjo forrozeiro de Divino maravilhoso

Ouvintes da Rádio USP podem agora ouvir o forró com a versão de Trio Mana Flor, que ecoava nos fones de ouvido de Felipe Buchmann, que trabalha como psicólogo na USP

 Publicado: 14/10/2024 às 12:34
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #119: O arranjo forrozeiro de Divino maravilhoso
/

Trio Mana Flor é uma banda formada por Carol Bahiense, Cimara Fróis e Talita del Collado desde 2008, sendo  o primeiro trio de forró composto exclusivamente por mulheres no Brasil. No mesmo ano, o grupo conquistou o primeiro lugar no VIII FENFIT, o festival de forró mais importante do país. Em 2009, realizaram uma turnê pela Europa. As três integrantes já se apresentaram ao lado de artistas consagrados como Dominguinhos, Elba Ramalho, Leila Pinheiro, Mariana Aydar, Toninho Ferragutti, entre outros (com informações da Wikipédia).

Capa da apresentação online de Divino Maravilhoso, de Trio Mana Flor, 2020. Foto: Reprodução

Durante a pandemia de Covid-19, o trio  publicou diversos vídeos no seu canal no YouTube, com apresentações realizadas individualmente em suas casas. Entre os vários  covers que fizeram, Divino maravilhoso, composição de Caetano Veloso e Gilberto Gil, destacou-se como um dos vídeos mais visualizados do grupo. 

A história de Divino maravilhoso 

A canção tornou-se um marco da carreira de Gal Costa (1945 – 2022). Caetano Veloso sugeriu que Gal participasse da quarta edição do Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record em São Paulo, com Divino, Maravilhoso, no dia 13 de novembro de 1968. No ano seguinte, Gal gravou a canção em seu primeiro LP solo,  Gal Costa, que obteve grande sucesso comercial (com informações da Wikipédia).

Divino Maravilhoso consolidou-se como parte do legado efervescente da música popular brasileira e do movimento tropicalista.

Ao som de Divino Maravilhoso, Felipe Buchmann, psicólogo da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Felipe destaca que o Trio Mana Flor transforma o instrumental de canções de outros gêneros musicais a arranjos tradicionalmente forrozeiros.

Ouça o podcast no link acima

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 10 e 11 de outubro de 2024.

Nos corredores da USP: diversidade musical

Muitos rostos de diferentes pessoas.
Arte: Regina Lemmi

A trilha sonora que rola nos fones de ouvido de quem anda pelo campus  não se restringe a estudantes. Quem trabalha na USP também têm esse hábito,  e durante as andanças da equipe encontramos várias pessoas que transformam o caminho para o trabalho em uma verdadeira sinfonia. As entrevistas realizadas colaboraram para deixar nosso mosaico sonoro mais diversificado e interessante. Para homenagear o corpo de trabalhadores, dedicaremos duas semanas especiais a esses episódios  da comunidade USP. Acompanhe a seleção até dia 16 de outubro.

Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre os Mosaicos Culturais.

Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.

Por Regina Lemmi
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado


Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.