Alcione e Ludmilla se uniram em uma apresentação ao vivo no Museu do Amanhã. Juntas, elas interpretaram as canções Faz uma loucura por mim e Você me vira a cabeça, que foram gravadas em conjunto e lançadas como faixas do álbum Numanice 2: ao vivo.
Alcione, nascida Alcione Dias Nazareth, é cantora, compositora e multi-instrumentista. Uma das mais proeminentes sambistas do Brasil, recebeu o título de “Dama do Samba” e está em atividade desde 1971. Alcione começou sua trajetória musical aos 12 anos, tocando em eventos como na Queimação de Palhinha da Festa do Divino Espírito Santo. Ao longo de sua carreira, a “Marrom”, como é carinhosamente conhecida, lançou 30 álbuns de estúdio e 9 ao vivo, vendendo mais de 8 milhões de discos mundialmente. Em 2003, Alcione ganhou um Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode e já levou para casa onze troféus do Prêmio de Música Brasileira (com informações da Wikipédia). Para saber mais de Alcione, ouça outro episódio do Mosaicos Culturais.
Ludmila Oliveira da Silva é cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, empresária e apresentadora. Conhecida também como Rainha da Favela, Ludmilla se destacou na música a partir de 2012 com as canções Fala mal de mim, Favela Chegou, A boba fui eu e Maliciosa. Ao longo de sua carreira, já venceu um Grammy Latino, quatro Prêmios Multishow de Música Brasileira, dois Prêmios MTV Millennial Awards Brasil e um Melhores do Ano. Além disso, foi indicada quatro vezes ao MTV Europe Music Awards e uma vez ao BET Awards. Ludmilla também se tornou a primeira artista negra latino-americana a superar a marca de dois bilhões de reproduções no Spotify (com informações da Wikipédia).
Faz uma loucura por mim foi composta por Chico Roque e Sérgio Caetano, enquanto Você me vira a cabeça é de Chico Roque e Paulo Sérgio Valle. Ambas as canções falam sobre desilusões amorosas, com as intérpretes implorando para que a pessoa amada tome uma atitude em resposta às suas confissões.
Ao som de Faz uma loucura por mim / Você me vira a cabeça, Iuri Gomes, estudante de Mestrado em Letras, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na USP, participou do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Iuri compartilhou sua experiência ao ouvir as canções: “É um perigo ouvir a música na rua, porque dá uma vontade de gritar o refrão”. Ele ressalta o quão contagiante é a melodia, marcada pelos instrumentos típicos do pagode.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 13 e 16 de setembro de 2024.
Cada música é um universo particular. Nos mais recentes 100 episódios do Mosaicos Culturais, a equipe do programa mergulhou nas playlists de estudantes da USP e descobriu histórias de vida, paixões e sonhos. Através das canções escolhidas, a comunidade universitária compartilhou experiências, memórias e visões de mundo. Saiba mais sobre essas histórias na reportagem especial sobre a comemoração dos 100 episódios dos Mosaicos Culturais.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi Mosaicos Culturais Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789. Apresentação e edição: Caroline Kellen .
Estagiária sob supervisão de Magaly Prado
Ouça o que estudantes ouvem
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado