Momento Tecnologia #68: A Inteligência Artificial no combate à insegurança alimentar no Estado de São Paulo

O principal desafio agora é continuar as análises com bolsas de estudos, cursos e investimento em pessoas para aumentar o número de pesquisadores e beneficiar não só o governo, mas também o terceiro setor

Por
 10/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/08/2022 as 12:31
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #68: A Inteligência Artificial no combate à insegurança alimentar no Estado de São Paulo
/

A Inteligência Artificial é sem dúvida uma das aplicações mais fascinantes dos últimos tempos, com máquinas que imitam a inteligência humana. É essencial para a empresa que deseja se modernizar. Ela vai além da automação mecânica e gera uma capacidade de aprendizado, consegue realizar atividades não apenas repetitivas, mas de tomadas de decisão. Imagina conseguir associar tecnologia da Inteligência Artificial com políticas públicas capazes de resolver questões como a fome? Elaborado a partir de uma demanda da própria Reitoria da USP, por meio do Grupo de Trabalho sobre Políticas Públicas de Combate à Fome e Insegurança Alimentar, o projeto interdisciplinar para a criação dessa nova tecnologia é fruto de diferentes parcerias, com grande potencial de desenvolvimento e crescimento para beneficiar a outra ponta, neste caso, o governo. 

Participam deste podcast os professores Antônio Mauro Saraiva (engenheiro agrônomo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq), titular da Escola Politécnica na área de Engenharia de Computação e pesquisador da interface entre computação, agricultura, meio ambiente e saúde) e Fernando Osório (do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos da USP). Eles conseguiram aliar a tecnologia e os problemas ligados à insegurança alimentar. 


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.