Momento Tecnologia #74: Ferramenta on-line auxilia pesquisadores nos testes estatísticos

Heitor Honório explica que buscou responder a pergunta: “Qual é o teste estatístico que eu devo utilizar na minha pesquisa?”

 16/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/08/2022 as 12:40
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #74: Ferramenta on-line auxilia pesquisadores nos testes estatísticos
/

A busca por vacinas contra a covid-19 no início da pandemia envolveu um processo complexo de avaliação de diferentes experimentos e uma série de testes clínicos. Para auxiliar os pesquisadores que também precisam testar suas pesquisas, foi desenvolvida uma ferramenta que pode indicar qual o melhor procedimento de análise estatística entre as centenas existentes: o Tutorial Estatístico.

Para selecionar a melhor forma de análise dos dados de uma pesquisa, o projeto apresenta um teste ao usuário, que deve responder a uma série de perguntas autoexplicativas. A ideia é descrever os dados coletados e o tipo de estudo adequado para os pesquisadores de todo o mundo. Ao final, o tutorial apresenta o método mais indicado por nome, além de exemplos em tabelas e gráficos. O resultado é ainda acompanhado de vídeos relacionados ao tipo de teste indicado, todos disponíveis no YouTube

Neste episódio do Momento Tecnologia, o professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Heitor Marques Honório, fala sobre a criação do Tutorial Estatístico.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.