Momento Tecnologia #74: Ferramenta on-line auxilia pesquisadores nos testes estatísticos

Heitor Honório explica que buscou responder a pergunta: “Qual é o teste estatístico que eu devo utilizar na minha pesquisa?”

16/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/08/2022 as 12:40
Momento Tecnologia - USP

A busca por vacinas contra a covid-19 no início da pandemia envolveu um processo complexo de avaliação de diferentes experimentos e uma série de testes clínicos. Para auxiliar os pesquisadores que também precisam testar suas pesquisas, foi desenvolvida uma ferramenta que pode indicar qual o melhor procedimento de análise estatística entre as centenas existentes: o Tutorial Estatístico.

Para selecionar a melhor forma de análise dos dados de uma pesquisa, o projeto apresenta um teste ao usuário, que deve responder a uma série de perguntas autoexplicativas. A ideia é descrever os dados coletados e o tipo de estudo adequado para os pesquisadores de todo o mundo. Ao final, o tutorial apresenta o método mais indicado por nome, além de exemplos em tabelas e gráficos. O resultado é ainda acompanhado de vídeos relacionados ao tipo de teste indicado, todos disponíveis no YouTube

Neste episódio do Momento Tecnologia, o professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, Heitor Marques Honório, fala sobre a criação do Tutorial Estatístico.

Momento Tecnologia