Momento Tecnologia #73: Luva inovadora detecta pesticidas em alimentos

Projeto apoiado pela Fapesp auxiliará as agências de regulação e controle, além de preservar o alimento para ser consumido posteriormente

Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #73: Luva inovadora detecta pesticidas em alimentos
/

A detecção de substâncias tóxicas em alimentos é essencial para a manutenção da saúde pública. E maneiras de fazer isso de forma fácil, rápida e sem grandes custos são um desafio para a indústria. Pesquisadores da USP desenvolveram uma luva que detecta pesticidas em alimentos por meio de sensores embutidos. Esse projeto inovador é apoiado pela Fapesp e já está sendo patenteado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Neste episódio do Momento Tecnologia, Paulo Augusto Raymundo-Pereira, pesquisador do Instituto de Física de São Carlos da USP, informa como a luva funciona e seus impactos na indústria.

Momento Tecnologia
Edição de roteiro: Denis Pacheco
Edição de som:  Guilherme Fiori
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h05

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, segundas-feiras, às 8h05 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.