Momento Tecnologia #69: Novas urnas eletrônicas são desenvolvidas em parceria com a Poli USP

Desde 2009 são realizados testes públicos de segurança e a sexta edição ocorreu no ano passado

Por
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #69: Novas urnas eletrônicas são desenvolvidas em parceria com a Poli USP
/

No episódio de hoje (5) vamos falar de eleições. Você já imaginou uma urna eletrônica do tamanho de uma máquina de cartão de crédito? Não?!  Mas pesquisadores da USP e equipes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  já pensaram sobre como fazer isso e como melhorar diversos outros aspectos do processo de votação.

A parceria entre o TSE e o Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Poli tem desenvolvido vários estudos sobre o assunto; entre os objetivos estão a redução de custos do sistema de votação, a diminuição de equipamento, que pesa 8 kg , e também a redução no número de funcionários. 

Esse  convênio de cooperação foi firmado em outubro de  2021 para buscar novas tecnologias aplicadas ao processo eleitoral. O professor Wilson Ruggiero, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, coordena esse projeto e explica que o principal objetivo é o barateamento das eleições em um país com as dimensões do Brasil. O projeto Eleições do Futuro tem como principal meta a redução de custos nos pleitos para os próximos anos.  

O coordenador de Modernização do TSE, Celio Castro Wermelinger, acompanha as mudanças nas urnas eletrônicas há 15 anos, desde 2007, e diz que a proximidade com a academia tem metas arrojadas que foram traçadas no Larc/Poli.  


Momento Tecnologia
Edição de roteiro: Denis Pacheco
Edição de som:  Guilherme Fiori
Edição geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h05

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, segundas-feiras, às 8h05 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.