Momento Tecnologia #63: Impressão 3D de alimentos

Pesquisa da Esalq utiliza amido modificado para produzir alimentos com texturas, formatos e cores personalizadas

Por
 15/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/08/2022 as 12:17
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #63: Impressão 3D de alimentos
/

Você já ouviu falar sobre a impressão de alimentos? Um grupo de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em parceria com institutos franceses, desenvolveu ingredientes à base de amido que podem produzir os chamados alimentos do futuro.

A pesquisadora Bianca Maniglia, que participa do desenvolvimento do projeto, conta que o amido é utilizado como “tinta” por conta de sua viscosidade, que pode ser controlada com facilidade. “O que é mais legal é que, quando fala amido, todo mundo pensa ‘ todo amido é igual’. Não, cada fonte amilácea tem uma capacidade específica, então cada método de modificação que a gente fazia era realmente específico também à resposta que ele tinha”, ressalta.

A impressão de alimentos pode colaborar para combater o desperdício de comida.  “Essa questão do upcycling é trazer um aspecto bonito para alimentos considerados feios e que estão sendo descartados. Então, a gente pode ver ali um tomate amassado, uma banana amassada… Imagina eu poder pegar aquilo, imprimir num formato bonito que traga nova utilização, né, nova utilidade para aquele alimento.”

A tecnologia, além de ser utilizada na alta gastronomia, também poderá auxiliar no tratamento de distúrbios alimentares. “O ato de você não querer se alimentar, de não ter um aspecto visual legal, faz o paciente consumir cada vez menos aquele alimento. E é no momento que ele precisa se alimentar para se fortificar, se fortalecer. Então, a questão da impressão 3D também traz, por exemplo, você pegar uma cenoura que é dura, transformar numa tinta e imprimir no formato de cenoura. E aí, a pessoa vai se alimentar daquela cenoura, mas com uma textura que ela consegue deglutir”, explica a pesquisadora.

 


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.