Momento Tecnologia #60: RLM, o software que maximiza o lucro de produtores de carne e leite

Sistema chamado Ração de Lucro Máximo e desenvolvido na ESALQ-USP calcula a melhor combinação de alimentos para atender aos objetivos de pecuaristas e aumentar a eficiência da dieta dos animais

Por
 09/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/08/2022 as 12:08
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #60: RLM, o software que maximiza o lucro de produtores de carne e leite
/

A Ração de Lucro Máximo (RLM), um software desenvolvido no Laboratório de Nutrição Animal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, em Piracicaba, simula processos de consumo, digestão e metabolização de nutrientes para otimizar a dieta de animais para a produção de carne e de leite. A partir de uma biblioteca de alimentos, a RLM calcula a melhor combinação para que o produtor obtenha o lucro máximo.

Dante Lanna, professor da ESALQ e um dos responsáveis pelo projeto, conta que o software é utilizado tanto por grandes empresas, quanto por pequenos produtores e afirma que os benefícios atingem a sociedade como um todo. “Você vai usar menos herbicida, vai contaminar menos os lençóis freáticos, vai usar menos óleo diesel de tratores e colheitadeiras. Por quê? Porque você está formulando a dieta de maneira eficaz. Até mesmo aqueles que nem produzem e nem consomem esses produtos estão se beneficiando pela questão ambiental.”

O zootecnista da TSA consultoria, Thiago Sérgio de Andrade, conta que, para o produtor, a RLM facilita e acelera os processos. “Você começa a enxergar esses números com facilidade dentro do sistema e simular situações e cenários em que você possa trazer maiores benefícios econômicos para os seus clientes. Para além de formular uma dieta, você consegue projetar cenários e isso é crucial hoje no dia a dia da pecuária.”


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.