Momento Tecnologia #57: Reciclagem de resíduos de construção e demolição

Laboratórios da USP desenvolvem tecnologias alternativas e sustentáveis para aplicação na indústria de construção civil

14/09/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #57: Reciclagem de resíduos de construção e demolição
/

O desenvolvimento de novas tecnologias pode melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos setores de construção civil e mineração. Esse é o objetivo de laboratórios como o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) e do Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT), que buscam soluções ecológicas e viáveis para a aplicação no mercado.

Segundo Vanderley John, professor da Escola Politécnica e coordenador do CICS, inovações como a reciclagem dos resíduos de construção e demolição têm inúmeros ganhos para empresas e sociedade. “Melhoria de desempenho ambiental é uma melhoria da eficiência do setor industrial, é uma melhoria da eficiência da atividade humana. Ela só traz benefícios.”

Carina Ulsen, coordenadora do LCT e também professora da Poli, ressalta a importância de parcerias entre a iniciativa privada e a Universidade para o desenvolvimento dessas tecnologias. “A gente está bem atualizada das necessidades do mercado, a gente tem atuado com grandes empresas, tem parcerias muito interessantes e nós somos um grupo realmente preocupado nessa transferência de tecnologia. Então, a gente efetivamente queria que essa tecnologia fosse implementada em um nível industrial.”

Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira