Momento Tecnologia #55: Aplicativo ajuda na reabilitação cognitiva pós-covid

Desenvolvido por especialistas da USP, MentalPlus já funcionava como avaliador neuropsicológico antes da pandemia

Por
 17/08/2021 - Publicado há 3 anos
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #55: Aplicativo ajuda na reabilitação cognitiva pós-covid
/

Infectando pelo menos 200 milhões de pessoas, a covid-19, doença causada pelo coronavírus, pode gerar sequelas neurológicas a indivíduos contaminados. Problemas de memória e erros de dicção são algumas delas. Com o surgimento dessas sequelas, o tratamento da covid-19 passou a agregar cada vez mais áreas do conhecimento, chegando até a neuropsicologia. O MentalPlus, aplicativo desenvolvido por especialistas do InCor do Hospital das Clínicas da USP, já existia mesmo antes da pandemia, mas pode se tornar um instrumento valioso para a reabilitação cognitiva pós-covid.

O professor José Eduardo Pompeu colaborou com um estudo que avaliou as funções de adultos e idosos após internação hospitalar por covid-19 no HC da Faculdade de Medicina da USP. Nele, ficou constatado que aproximadamente 30% dos pacientes desenvolveram problemas cognitivos que permaneceram até seis meses após a alta hospitalar, sendo a memória e a atenção as áreas mais afetadas. Nesse contexto, o MentalPlus, que é um jogo digital disponível na Play Store e Apple Store, auxiliou na identificação de problemas cognitivos desses pacientes afetados. “Com ele, pode-se identificar qual tipo de alteração a pessoa apresenta e direcionar melhor a reabilitação cognitiva”, afirma Pompeu.

Desenvolvido a partir de estudos da médica Lívia Stocco Sanches Valentin, neuropsicóloga do InCor, o MentalPlus já pode colaborar para reabilitar problemas cognitivos encontrados no paciente infectado pela covid-19, segundo pesquisa realizada na Organização Mundial da Saúde a partir dos resultados do aplicativo. Antes de ser usado na pandemia, ele já era usado para a avaliação neuropsicológica de pacientes. Se antes esse processo durava cerca de duas horas, com o MentalPlus ele passa a durar 25 minutos. “Eu precisava pensar em um método que fosse eficaz e que realmente fosse avaliador, aí eu criei o MentalPlus”, afirma Lívia, lembrando que ele já chegou a ser usado por pessoas de 6 a 102 anos de idade.

Quanto a quem se beneficia dessa redução de tempo, Júlia Valentin Gondim, doutoranda no projeto sobre disfunção cognitiva após covid-19 e uma das coautoras do MentalPlus, afirma: “Todos ganham. A gente consegue ajudar muito mais pessoas do que a gente conseguiria em uma semana”.

Para saber mais sobre o MentalPlus, acesse www.mentalplus.app e escute o nosso episódio completo.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.