Momento Tecnologia #51: Almofadas hospitalares oferecem mais conforto para os pacientes em UTI

Equipamento conhecido como coxim evita inflamações e úlceras na pele de pacientes que ficam longos períodos acamados

Por
 22/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 24/06/2021 as 11:34
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia - USP
Momento Tecnologia #51: Almofadas hospitalares oferecem mais conforto para os pacientes em UTI
/

Os coxins hospitalares são uma espécie de almofada utilizada em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Colocados entre o paciente e o leito, esses equipamentos amortecem o atrito e diminuem a pressão do corpo sobre a cama. Dessa forma, eles oferecem mais conforto e evitam a formação de úlceras e inflamações, que poderiam dificultar o tratamento.

Desenvolvidos através de uma parceria entre Escola Politécnica (Poli) da USP, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP e o setor privado, os coxins passaram a ser produzidos e comercializados em escala industrial pela empresa FOM.

A necessidade de desenvolver esses coxins surgiu com o avanço da pandemia e com a necessidade de os pacientes serem colocados em pronação. “Nos casos mais graves, apenas o respirador não adiantava para melhorar o processo inflamatório pulmonar desses pacientes, então começou a se utilizar a manobra de deixar o paciente de barriga para baixo”, afirma Kelly Stéfani, do Centro de Inovações Tecnológicas do Hospital das Clínicas e uma das responsáveis pelo projeto. “Os coxins que se tinha até então eram todos importados e a gente não tinha nem no mercado disponibilidade para comprá-los, e, além de tudo, eles tinham um custo muito alto”, explica.

Através do InovaUSP, um centro de pesquisa tecnológica voltado à inovação e ao empreendedorismo, a parceria entre Poli e HC saiu do papel. Foi então que a FOM entrou no projeto e contribuiu com a produção das almofadas. Com a comercialização, outros hospitais poderão utilizar o equipamento em seus pacientes. “Temos alguns hospitais que já estão fazendo o uso dos coxins e eles estão em teste em outros hospitais, tanto públicos quanto privados”, afirma Guel Rabinovitch, diretor da empresa. “A parceria continua”, acrescenta.


Momento Tecnologia
Produção: Julia Estanislau, Guilherme Castro Sousa, Alessandra Ueno
Edição de som:  Bruno Torres
Produção geral:  Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: Quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35

O Momento Tecnologia vai ao ar na Rádio USP, quinzenalmente, terças-feiras, às 8h35 – São Paulo 93,7 MHz e Ribeirão Preto 107,9 MHz e também nos principais agregadores de podcast  Veja todos os episódios do Momento Tecnologia

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.